domingo, 16 de setembro de 2007

Série A: Náutico atropela Goiás no Serra Dourada

O Náutico deu mais um passo em sua luta contra o rebaixamento, após convincente vitória sobre o Goiás, em pleno Serra Dourada, 3x0.

Com o resultado, a equipe pernambucana atinge 30 pontos e ocupa provisoriamente a 17ª posição, torcendo por tropeços de Atlético-PR (recebe o Palmeiras), Paraná (visita o Sport) e Figueirense (recebe o Juventude), para que na próxima rodada, caso vença o clássico com o Sport, consiga sair da zona de rebaixamente, onde está há 21 rodadas (contando inclusive com a atual). Vale lembrar que, Atlético-PR e Paraná se encontram no próximo domingo, bem como o Figueirense enfrentará o poderoso São Paulo, no Morumbi.

A vitória diante do Goiás, fora de casa, representou o 5º triunfo Timbu em campos adversários (antes obteve vitórias diante de Corinthians, Santos, América e Paraná), tendo conquistado 17 pontos em 14 jogos, com 5º melhor aprvoveitamento na competição (40,48%), além do melhor ataque como visitante, com 24 gols.Além disso, foi a 3ª vitória consecutiva na competição.

No returno, o Náutico conquistou 10 pontos, com 47,62% de aproveitamento, o dobro do que tinha obtido nos 7 jogos iniciais da competição, onde acumulou apenas 5 pontos.

O JOGO

Praticando um futebol consciente, o Náutico soube suportar bem a pressão inicial exercida pelo alviverde goiano e aos 31 minutos teve uma penalidade ao seu favor, sofrida por Geraldo. Acosta bateu no meio do gol e converteu. Em outro lance, a bola chegou a bater na mão do zagueiro do Goiás, dentro da área, mas o árbitro nada marcou. Sendo assim, o Timbu terminou em vantagem no placar ao fim dos 45 minutos iniciais, 1x0.

No segundo tempo, a epserada reação do time da casa não aconteceu e aos poucos o Náutico foi tomando conta da partida e aos 9 minutos novamente Acosta ampliou o marcador, de cabeça, aproveitando um cruzamento de Marcelinho (após duas tentativas frustadas de gol). Esse foi o 14º gol de Acosta no brasileiro, igualando a marca de Jorge Mendonça. que em 1974 marcou 14 gols na competição, maior registro de um atleta alvirrubro até então (Série A).

O gol desnorteou completamente o Goiás e a equipe do Náutico continou com sua postura serena, dominando as principais jogadas de perigo, até que aos 30 minutos veio o golpe de misericórdia: Acosta fez um lançamento "na medida" para Geraldo, que com muita tranquilidade "pintou e bordou" na área adversária, deixando zagueiro e goleiro no chão e completou para as redes, dando o placar final do jogo, 3x0.

A verdade é que o Náutico, antes mesmo do terceiro tento, já tinha criado diversas oportunidades de ampliar o placar e o resultado foi mais do que justo para o time pernambucano.

RECORDE DE GOLS

Na partida deste sábado, não apenas o recorde de Jorge mendonça foi igualado, mas o ataque timbu bateu o recorde de gols em brasileiro , chegando agora aos 41 tentos anotados, em 26 partidas. Anteriormente, o Náutico havia assinalado 39 gols em 20 jogos no Brasileiro de 1983, com média de 1,95 por partida. Atualmente a média Timbu é de 1,58 (segunda melhor da história do Timbu).

Por outro lado, o Náutico também tem o recorde de gols sofridos batido (vale lembrar que esse ano o náutico realiza o maior número de jogos em um único brasileiro), com a também 2ª pior defesa de todos os tempos, apresentando média de 1,85 gols sofridos por partida. Em 1989, a defesa do Náutico sofreu 34 gols em 18 jogos, com média de 1,89.

Nenhum comentário: