domingo, 2 de maio de 2010

PE-2010: Náutico vence. Sport ainda vivo.

O Náutico poderia ter saído dos Aflitos com a mão na Taça do Campeonato Pernambucano. Porém, o Sport mostrou seu poder de reação, trouxe o favoritsimo de volta para si e depende apenas de uma vitória simples para consagrar a melhor campanha da competição.

Os alvirrubros chegaram a viver um momento mágico nos Aflitos, quando a equipe jogando de forma primorosa, conseguiu estabelecer 3x0 no placar, mas viu sua enorme vantagem ruir com dois gols dos rubro-negros que jogaram por terra o sonho de uma partida tranqüila no jogo dfa volta da grande final. Após os 90 minutos disputados nos Aflitos, Náutico 3x2.

O primeiro tempo foi quase perfeito para o Náutico que com pouco mais de 25 minutos já comemorava vantagem de dois gols no placar. Aparentemente ficou melhor aos 40 minutos, quando perdeu seu lateral Zé Carlos, mas viu o cérebro do time adversário, Eduardo Ramos, também deixar o campo prematuramente. Final da primeira etapa, Náutico 2x0.

No segundo tempo, o Timbu soube trabalhar bem os contra-ataques e aos 10 minutos consegui o que poderia ser o tiro de misericórdia. Carlinhos Bala chutou por baixo de Magrão e ampliou para 3x0. Fim de jogo? Claro que não. O que se viu depois foi um jogo de nervos, onde o Náutico tentava conter o entusiasmo e o Sport superar o nervosismo.

Aos 21 minutos da etapa complementar veio o lance que mudou a história do jogo. Zé Antônio marca e muda o lado do controle emocional. Náutico recua. Sport se agiganta. Não durou mais 5 minutos e o Sport marcou novamente. Também com jogada partindo de bola parada. Placar? 3x2.

Silêncio na torcida do Náutico. Abatimento no time alvirrubro. Festa da torcida leonina, confiança dos atletas em campo. Sport quase empata o jogo, desperdiçando boas oportunidades. Náutico termina o jogo agradecendo a vantagem no placar, que por pouco também não desmorona.

Resumo da história: Náutico com vantagem para o jogo final na Ilha. Joga pelo empate e pode perder por um gol desde que marque 3 ou mais (3x4, 4x5...). Sport grande favorito ao título.

sábado, 1 de maio de 2010

BA-2010: Vitória a um passo do Tetra

Após 21 jogos disputados, finalmente o campeão baiano será conhecido nesse domingo, no confronto tradicional entre Bahia e Vitória. O rubro-negro, dono de melhor campanha ao longo do certame (21j, 14v, 4e, 3d), pode até perder pela diferença de um gol que mesmo assim estará comemorando o título.

Atual tricampeão baiano, o Vitória não teve dificuldades na primeira fase da competição, terminando com 4 pontos de vantagem sobre o Vitória da Conquista, segundo colocado do grupo 1. Na segunda fase, passou um susto ao perder para o Bahua de Feira na rodada de abertura, mas também não teve maiores problemas para se posicionar em primeiro lugar de seu grupo. A vaga para as finais foi garantida após dois empates com o Camaçari (2x2 e 1x1).

O Bahia também teve uma campanha forte ao longo da competição, com folga perante seus adversários diretos. Na primeira fase, terminou com 24 pontos, 7 a mais que o Camaçari, segundo colocado no Grupo 2. Na segunda fase da competição, teve o melhor desempenho entre os participantes, conquistando 16 pontos em 18 possíveis, 8 a mais que o segundo colocado do grupo 4, mais uma vez Camaçari. Diante do Bahia de Fera, a disputa foi mais apertada e o tme garantiu sua vaga na final com 2 empates (0x0 e 1x1).

A primeira partida da final entre Vitória e Bahia, no Pituaçu, terminou com triunfo dos rubro-negros, com gol de Júnior, aos 34 minutos do 2º tempo. Por ter melhor campanha e jogar pela igualdade de resultados, o Vitória só perde o título se sofrer derrota por 2 ou mais gols.

Maior vencedor da história do certame, com 43 títulos conquistados, O Bahia não comemora um título estadual desde 2001.

AL-2010: ASA e Murici decidem o título!

O Campeonato Alagoano de 2010, já tem seus finalistas decididos, com a disputa limitada ao interior do estado. ASA (Arapiraca) e Murici (Murici) fazem a grande final do estadual, com o ASA (atual campeão) jogando pela vantagem de resultados iguais.

O ASA busca seu 7º título estadual, sendo que nos últimos 10 anos, a equipe levantou 5 taças. Campeão em 2000/01/03/05 e 2009, o time busca seu segundo bicampeonato, após garantir vaga na final, vencendo o próprio Murici em dois jogos da fase final da competição.

Melhor time da primeira fase, o Murici somou 37 pontos em 18 jogos (11v, 4e, 3d) e conquistou o direito de disputar as finais. Caso obtivesse a fase seguinte, seria declarado campeão automaticamente.

Na segunda etapa da competição, no sistema de mata-mata, as 4 melhores equipes disputaram o direito de também se qualificar para a final, tendo o Murici eliminado o Corinthians (2 vitórias por 2x1) e o ASA batendo o Coruripe (venceu a primeira por 3x0 e perdeu a segunda por 3x2).

As duas vitórias na decisão contra o Murici, garantiram a vantagem parfa o ASA, que na soma das duas fases somou 44 pontos, 1 a mais que o adversário.