sábado, 1 de maio de 2010

BA-2010: Vitória a um passo do Tetra

Após 21 jogos disputados, finalmente o campeão baiano será conhecido nesse domingo, no confronto tradicional entre Bahia e Vitória. O rubro-negro, dono de melhor campanha ao longo do certame (21j, 14v, 4e, 3d), pode até perder pela diferença de um gol que mesmo assim estará comemorando o título.

Atual tricampeão baiano, o Vitória não teve dificuldades na primeira fase da competição, terminando com 4 pontos de vantagem sobre o Vitória da Conquista, segundo colocado do grupo 1. Na segunda fase, passou um susto ao perder para o Bahua de Feira na rodada de abertura, mas também não teve maiores problemas para se posicionar em primeiro lugar de seu grupo. A vaga para as finais foi garantida após dois empates com o Camaçari (2x2 e 1x1).

O Bahia também teve uma campanha forte ao longo da competição, com folga perante seus adversários diretos. Na primeira fase, terminou com 24 pontos, 7 a mais que o Camaçari, segundo colocado no Grupo 2. Na segunda fase da competição, teve o melhor desempenho entre os participantes, conquistando 16 pontos em 18 possíveis, 8 a mais que o segundo colocado do grupo 4, mais uma vez Camaçari. Diante do Bahia de Fera, a disputa foi mais apertada e o tme garantiu sua vaga na final com 2 empates (0x0 e 1x1).

A primeira partida da final entre Vitória e Bahia, no Pituaçu, terminou com triunfo dos rubro-negros, com gol de Júnior, aos 34 minutos do 2º tempo. Por ter melhor campanha e jogar pela igualdade de resultados, o Vitória só perde o título se sofrer derrota por 2 ou mais gols.

Maior vencedor da história do certame, com 43 títulos conquistados, O Bahia não comemora um título estadual desde 2001.

Nenhum comentário: