quarta-feira, 28 de novembro de 2007

O saldo de 2007 foi positivo

Texto especial para o parceiro www.oesporteaovivo.com

O ano de 2007 está próximo de seu fim, quando se trata das competições organizadas pela CBF. Sendo assim, cabe observar como foi a temporada dos nordestinos nas séries A, B e C, onde tivemos algumas movimentações interessantes que podem permitir a avaliação positiva para o cenário da região, vejamos:

- Na Série A, os 3 representantes do Nordeste eram oriundos da 2ª divisão de 2006. O Sport, faltando 1 rodada para encerrar sua participação, não corre mais risco de rebaixamento e ainda luta para beliscar uma das 8 vagas na Sul-Americana.Enfrenta o já rebaixado Juventude (a partida será em Caxias do Sul) e pode chegar aos 54 pontos, com uma chance significativa de conquistar seu objetivo.

O Náutico ainda corre um remoto risco de rebaixamento (só aconteceria se Goiás e Corinthians, simultaneamente vencessem os dois jogos, além do Timbu não somar nenhuma vitória). Um cenário menos provável, pode até presentear os alvirrubros também com uma das vagas na Sul-Americana. A equipe obteve uma reação fantástica e deve conseguir o que poucos imaginavam no meio do campeonato.

O América infelizmente foi a decepção. Registrou a pior campanha da "era dos pontos corridos", conquistando apenas 17 pontos (até o momento) e 4 vitórias. Algo pra se esquecer. Mesmo assim, não se pode dizer que foi surpresa o rebaixamento do "dragão", que ao lado do Náutico era candidatíssimo ao retorno para a série B.

- Na Série B, compensando a queda do América, quem garantiu o acesso foi o Vitória. A expectativa é que o representante baiano vá conseguir uma campanha bem mais competitiva em 2008 que o alvirrubro do Rio Grande do Norte, em 2007. Com 59 pontos, o time do Barradão conquistou a 4º colocação.

Quem quase chegou foi o Fortaleza, 5º colocado com 56 pontos, 3 a menos que o Vitória. A equipe cresceu no returno, mas insuficiente para ocupar uma das 4 sonhadas vagas.

O CRB, mesmo caindo bastante no returno (marcou apenas 23 pontos, com a 15º colocação nos jogos de volta), registrou uma boa campanha e terminou em 8º lugar com 53 pontos e na parte de cima da tabela.

O Ceará não terminou em boa posição. Foi apenas o 16º colocado, mas vale ressaoltar que a equipe nunca figurou na zona de rebaixamento.

O Santa Cruz também decepcionou. Com 1 rodada de antecedência já não tinha mais nenhuma chance de vitória e encerrou sua campanha com um jejum de 11 partidas sem vitória. Como castigo, apenas 42 pontos, 18º lugar e rebaixamento para a Série C. Certamente foi a maior surpresa entre todos os nordestinos que estavam participando das Séries A e B.

- Na Série C, o Bahia cumpriu as expectativas e ocupará o lugar deixado pelo Santa Cruz na Série B. Certamente, será um grande reforço para a região na segundona de 2008.

Quem também ainda luta por um lugar ao sol é o ABC, mas o alvinegro terá que se desdobrar e contar com um pouco de sorte para conseguir sua promoção. Seu duelo direto é contra os goianos (Atlético, Vila Nova e CRAC). Enquanto o time de Natal enfreta o já classificado Bragantino em casa, Atlético visita o já eliminado Barras e o Vila Nova recebe o Nacional de Patos (também eliminado). A vitória do ABC e um tropeço de um desses dois goianos garante mais uma vaga para a o Nordeste, uma vez que o CRAC apenas corre por fora.

Barras e Nacional, não podendo jogar em seus estádios de origem não tiveram força para lutar por uma das quatro vagas.

Na 3º fase, tivemos a participação do Coruripe, um dos representantes de Alagoas, 9º colocado.

Na segunda fase, o estado Sergipe teve o Confiança no 19º lugar. Quem também chegou até essa etapa foi o Atlético de Cajazeiras (PB), Sampaio Corêa (MA) e o Porto (PE), terminando em 22º, 26º e 32º lugar respectivamente. O Imperatriz (MA) acabou recebendo uma punição e perdendo 12 pontos, terminando na 31ª posição.

O estado do Ceará não teve um representante sequer na segunda fase. O Icasa terminou com a 42º posição, enquanto o Itapipoca terminou apenas em 52º. Também ficaram na primeira fase, River-PI (37º), Portiguar-RN (45º), Central-PE (48º), Atlético-BA (49º), Poções-BA (53º), América-SE (57º), Vera Cruz-PE (58º) e na vice lanterna da competição (63º colocado), o ASA de Arapiraca, com apenas 1 ponto conquistado.

Que possamos curtir novas conqusitas em 2008....

Nenhum comentário: