terça-feira, 9 de outubro de 2007

Série C: Nordestinos na briga por vagas

Após a dramática classificação do Bahia, os times nordestinos asseguraram as 4 vagas em disputa contra equipes do Norte do País.

No grupo 25, ABC (13 pontos) e Bahia (10), levaram a melhor sobre o Rio Branco-AC (também 10 pontos, mas com menor número de gols marcados) e Fast-AM (1).

Já no grupo 26, dos 3 nordestinos na briga, dois passaram de fase, com o Barras-PI e Nacional-PB assegurando presença no octogonal final da competição. O Coruripe-AL terminou na 3ª posição (7) e o representante do Norte, Tuna Luso, terminou na lanterna do grupo.

Para a fase final, juntam-se aos nordestinos 3 goianos (Atlético, Vila Nova e CRAC) e um paulista (Bragantino). Juntos, os oito times disputarão 4 vagas de acesso à Série B.

O ABC disputa a Série C pela 8ª vez, chegando duas vezes na 6ª posição, em 1994 (41 times particpantes) e 1995 (108 times). Em outras duas oportunidades chegou em 7º, nos anos de 1988 (43 times) e 2002 (61 times). Em sua última participação, em 2005, terminou em 12º lugar (63 times).

O Barras, é um dos estreantes da competição. Fundado em 2004, o atual vice-campeão piauiense vem sendo uma das sensações do campeonato, liderando os grupos no qual participou nas 3 fases, deixando para trás times mais tradicionais como o Sampaío Corrêa, River, Nacional-AM e Tuna Luso. Nenhum outro dos finalistas conseguiu ser campeão dos grupos nas 3 fases.

O Nacional-PB disputa pela 2ª vez a competição. Em 2005, acabou sendo punido com a perda de 6 pontos, pela utilização de um atleta irregular (Alisson). Com isso, cedeu sua vaga para o América-RN (ainda na 1ª fase), que mais tarde viria a ser promovido. Quem sabe não será uma boa surpresa?

Por fim, o Bahia, Campeão Brasileiro da Série A em 1998. O "Tricolor de Aço" tenta pela segunda vez voltar a Série B, já que ano passado não se deu bem no octogonal, vendo o rival Vitória fazer a festa. Tudo parecia muito bem para o representante baiano, porém, a vaga acabou sendo conquistada de forma dramática. Refeito do susto, o Bahia aparece como o principal candidato para promoção.

Nenhum comentário: