domingo, 28 de dezembro de 2008

Brasileirão: Nordeste fica com 15 das 60 vagas

O Futebol Nordestino terá 15 representantes nas Séries A, B e C do Brasileirão 2009, as divisões que não possuem acessos diretos pelo estadual. Esse é o retrato da região para a próxima temporada, que não contará com nenhum representante do Piauí.

A participação da região é de 25% do total de vagas (15 em 60), onde Ceará e Pernambuco contam com 3 representantes. Alagoas, Bahia e Rio Grande do Norte contam com 2 representantes cada um, enquanto Maranhão, Paraíba e Sergipe aparecem com 1 time.

Na Série A, 3 times: Náutico e Sport (ambos de Pernambuco), além do Vitória. Na próxima temporada o Sport disputará a Libertadores, enquanto o Vitória disputará a Copa Sulamericana.

Na Série B, contaremos com dois representantes do Rio Grande do Norte (ABC e América) e outros dois do Ceará (Ceará e Fortaleza), garantindo 4 clássicos durante a competição. Ainda participam o Bahia (BA) e Campinense (PB), formando 6 representantes da região.

O novo formato da Série C contará com 6 times do Nordeste, sendo dois de Alagoas (ASA e CRB), além de Confiança (SE), Icasa (CE), Salgueiro (PE) e Sampaio Corrêa).

A participação da região ainda pode ser considerada tímida e sem grandes novidades, uma vez que as forças presentes não apontam para muitas mudanças ao longo do histórico de participações. Quem sabe teremos boas surpresas ao final do próximo ano?