domingo, 30 de dezembro de 2007

Giro pelos estaduais: Alagoas

O Blog dos Números - Edição Nordeste começa o seu giro pelos estaduais, dando uma pincelada na edição 2007 e apresentando o campeonato de 2008. Começamos por Alagoas.

Como foi 2007:

10 participantes
114 jogos
324 gols (2,84)
Artilheiros: Léo Macaé (Corinthians) e Reinaldo (Corinthians)

Posição final dos times:

1º Coruripe - 64 (Campeão)
2º Cortinhias - 47
3º ASA - 38
4º CRB - 37
5º Murici - 35
6º Penedense - 33
7º Igaci - 20
8º Ipanema - 19
9º CSA - 18
10º CSE - 16 (rebaixado)

Edição 2008

1 - Paricipantes:

ASA
Corinthians
Coruripe
CRB
CSA
Igaci
Ipanema
Murici
Penedense
Santa Rita

2 - Fórmula:

2 turnos.

o 1º turno ( (12/01 a 02/03) será disputadoem duas chaves, A e B, com associações enfrentando adversários dentro da própria chave, em jogos de ida e volta. Classificam-se as duas melhores equipes de cada chave para as semifinais (1A x 2B e 1B x 2A). Os vencedores disputam a final do turno.

No 2º turno (05/03 a 20/04), as equipes continuam divididas nas chaves A e B, porém jogando contra adversários das outras chaves, também em ida e volta. O modelo de smifinal e final acompanha o planejamento do 1º turno.

Serão rebaixados os 2 últimos colocados na classificação geral.

Os grupos:

Grupo A: ASA, Corinthians, CRB, Penedense e Ipanema

Grupo B: Coruripe, CSA, Igaci, Murici e Santa Rita

3. Tabela

Confiram as primeiras rodadas:

1ºRODADA - 12/01/08
TV RECORD - 15:00 PENEDENSE X CRB - Local: ALFREDO LEAHY – PENEDO

13/01/08
15:00 IPANEMA X CORINTHIANS - Local: ARNON DE MELO - SANTANA
17:00 CORURIPE X SANTA RITA - Local: GERSON AMARAL - CORURIPE
17:00 CSA X IGACI - Local: REI PELÉ - MACEIÓ

2ºRODADA - 16/01/08
TV RECORD - 19:30 ASA X CORINTHIANS - Local: COARACY DA MATA – ARAPIRACA
15:00 IPANEMA X PENEDENSE - Local: ARNON DE MELO – SANTANA
15:00 MURICI X CORURIPE - Local: JOSÉ GOMES - MURICI
15:00 SANTA RITA X IGACI - Local: OLIVAL DE MORAIS - BOCA DA MATA

3ºRODADA - 20/01/08
15:00 PENEDENSE X ASA - Local: ALFREDO LEAHY – PENEDO
17:00 CRB X IPANEMA - Local: REI PELÉ – MACEIO
16:00 IGACI X MURICI - Local: ZEQUINHA BARBOSA – IGACI
TV RECORD - 15:00 SANTA RITA X CSA - Local: OLIVAL DE MORAIS - BOCA DA MATA

4ºRODADA - 23/01/08
20:30 CRB X CORINTHIANS - Local: REI PELÉ – MACEIÓ
15:00 IPANEMA X ASA - Local: ARNON DE MELO – SANTANA
TVRECORD - 19:30 CORURIPE X CSA - Local: GERSON AMARAL - CORURIPE
15:00 SANTA RITA X MURICI - Local: OLIVAL DE MORAIS - BOCA DA MATA

5ºRODADA - 27/01/08
TVRECORD - 15:00 ASA X CRB - Local: COARACY DA MATA - ARAPIRACA
15:00 CORINTHIANS X PENEDENSE - Local: NELSON FEIJÓ – MACEIÓ
17:00 CSA X MURICI - Local: REI PELÉ – MACEIÓ
17:00 CORURIPE X IGACI - Local: GERSON AMARAL - CORURIPE

6ºRODADA - 30/01/08
15:00 CORINTHIANS X IPANEMA - Local: NELSON FEIJÓ – MACEIÓ
20:30 CRB X PENEDENSE - Local: REI PELÉ – MACEIÓ
15:00 SANTA RITA X CORURIPE - Local: OLIVAL DE MORAIS - BOCA DA MATA
TVRECORD - 19:30 IGACI X CSA - Local: ZEQUINHA BARBOSA - IGACI

7ºRODADA - 06/02/08
TVRECORD - 19:30 CORURIPE X MURICI - Local: GERSON AMARAL - CORURIPE

07/02/08
20:30 IGACI X SANTA RITA - Local: ZEQUINHA BARBOSA – IGACI
15:00 CORINTHIANS X ASA - Local: NELSON FEIJÓ – MACEIÓ
15:00 PENEDENSE X IPANEMA - Local: ALFREDO LEAHY - PENEDO

8ºRODADA - 10/02/08
15:00 MURICI X IGACI - Local: JOSÉ GOMES – MURICI
TVRECORD - 15:00 IPANEMA X CRB - Local: ARNON DE MELO - SANTANA
7:00 ASA X PENEDENSE - Local: COARACY DA MATA – ARAPIRACA
17:00 CSA X SANTA RITA - Local: REI PELÉ - MACEIÓ

9ºRODADA - 13/02/08
15:00 CORINTHIANS X CRB - NELSON FEIJÓ – MACEIÓ
TVRECORD - 19:30 ASA X IPANEMA - Local: COARACY DA MATA – ARAPIRACA
20:30 CSA X CORURIPE - Local: REI PELÉ – MACEIÓ
15:00 MURICI X SANTA RITA - Local: JOSÉ GOMES - MURICI

10ºRODADA - 17/02/08
17:00 CRB X ASA - Local: REI PELÉ – MACEIÓ
15:00 PENEDENSE X CORINTHIANS - Local: ALFREDO LEAHY – PENEDO
TVRECORD - 16:00 MURICI X CSA - Local: JOSÉ GOMES - MURICI
16:00 IGACI X CORURIPE - Local: ZEQUINHA BARBOSA - IGACI


Fonte: Site Bola na Área e FAF

domingo, 9 de dezembro de 2007

Campeonato Cearense com promessa de boa disputa

Do parceiro www.oesporteaovivo.com

Falta menos de um mês para o início do Campeonato Cearense, mas para os 10 clubes que irão participar da competição, que terá sua rodada inaugural nos dias 5 e 6 de janeiro, os trabalhos estão a todo vapor. Boa Viagem, Quixadá, Icasa, Guarani, Horizonte, Itapipoca, Ferroviário e Uniclinic já iniciaram a pré-temporada, enquanto Fortaleza e Ceará, devido terem encerrado suas participações na Série B nos últimos dias de novembro ainda, estão de férias.

Boa Viagem

Vice-Campeão da Segunda Divisão neste ano, a equipe do Boa Viagem retorna ao Estadual após cinco temporadas. O técnico Erasmo Nicásio segue no comando da equipe, que terá o experiente atacante Zezinho, ex-Ceará. Além dos avantes Paloma (ex-e Ceará) e Didi cearense, que foi artilheiro no Barras-PI.

Guarani

Grande rival do Icasa, em Juazeiro do Norte, o Guarani vai entrar no Campeonato para disputar o título, é o que diz o presidente do clube, Luciano Basílio. O dirigente contratou o técnico Daniel Frasson e o ex-preparador físico do Fortaleza, Marcos Rogério. Trouxe também os volantes Macksuel, revelação do Crato na Segundona, e o atacante Laércio, que jogou na Áustria.

Itapipoca

O Itapipoca quer continuar com o status de surpresa do Estadual. O time será outra vez comandado por Júlio Araújo e a base do grupo é a mesma deste ano. O veterano Dema outra vez é uma das estrelas. O principal reforço foi o meia Gildásio, ex-Adap-PR e que também já atuou no Itapipoca.

Icasa

Nos últimos três anos, o Icasa chegou a duas finais do Campeonato Cearense, e por pouco não conseguiu o título. No entanto, em 2008, o novo presidente do clube, Zacarias Silva, não poupou esforços para formar um time competitivo e, enfim, gritar: é campeão. O baixinho Clodoaldo é um das atrações, ao lado do atacante Marciano, do zagueiro Lúcio e do goleiro Douglas, ex-Coritiba. O time terá à frente o treinador Play Freitas.

Uniclinic

A equipe da Lagoa Redonda não quer mais passar pelo sufoco que aconteceu neste ano, quando só conseguiu se livrar do rebaixamento na última rodada. O time manteve alguns jogadores, como o zagueiro Ribamar, e contratou dois destaques do futebol maranhense: o atacante Rivelino, ex-Americano, e o lateral-direito Max, ex-Bacabau. O treinador será Erasmo Forte.

Campeão da Segunda Divisão e debutante na elite do futebol Cearense, a equipe do Horizonte é uma das candidatas a brigar pelo espaço conseguido pelo Icasa, entre os clubes do interior. O clube contratou o veterano atacante Maurílio e conta ainda com o goleiro Jéfferson e o zagueiro Breno, ex-Fortaleza. Argeu dos Santos é o treinador.

Ferroviário

O Ferroviário quer esquecer 2007 e dar a volta por cima. O treinador Oliveira Lopes foi chamado para levar o time de volta ao caminho vitorioso. No elenco, que foi o primeiro a começar a pré-temporada entre todos os participantes do Estadual, o goleiro Marcelo Silva, ex-Ceará, e o atacante Wescley, destaque no Boa Viagem, pela Segundona, são as grandes novidades.

Ceará

Sem os pirarucus (jovens valores das categorias de base) do final do ano passado, que começaram o campeonato deste ano e não tiveram sucesso, o Vozão fez o contrário e apostou na base do time que disputou a Série B do Brasileiro. Além de ter renovado com o treinador Heriberto da Cunha, o paredão Adílson, o meia Sérgio Manoel e o polivalente Arlindo Maracanã terão a missão de conquistar o título cearense.

Fortaleza

O bi-campeonato cearense é o principal objetivo do Leão no primeiro semestre, que terá o técnico Silas no comando da equipe. O grupo, contudo, contará também com alguns jogadores das categorias de base e ainda terá o zagueiro Juninho e os meias Paulo Isidoro e Daniel Sobralense.

Quixadá

Canarinho do Sertão volta ao ninho. Após uma temporada fora de casa, disputando todo certame de 2007 em Horizonte, o elenco do Quixadá Futebol Clube se reúne novamente em casa. A maioria dos 25 jogadores que integrarão a equipe sertaneja no campeonato cearense do próximo ano, teve encontro com dirigentes e alguns torcedores na última terça-feira. Os portões do estádio Abilhão foram abertos para os treinos e ao público.

Antes do início dos trabalhos, o presidente do Quixadá, Valmir de Araújo conversou com os jogadores. Destacou a importância do retorno do time de sua terra natal, ao seu próprio estádio. Embora o técnico Cícero Ramalho e ainda o volante Rabicó (Ex-Fortaleza) e o zagueiro Lopes (Ex-Icasa) não estivessem presentes, o dirigente revelou que a estratégia será assegurar uma das vagas entre os quatro finalistas de cada turno e garantir bons resultados no mando de campo, com o apoio da torcida.

No encontro, Araújo lembrou aos atletas que jogando em sua cidade, o Quixadá é quase imbatível. Os times grandes conhecem a determinação e a disposição dos que têm a oportunidade de vestir o uniforme canarinho. Dessa vez, 10 jogadores quixadaenses terão a chance de integrar o elenco em busca do título estadual que lhe escapou em 1966 e 2002, quando foi vice-campeão.


REGULAMENTO

Dois turnos e até três finais vão apimentar

Se neste ano a fórmula com apenas um turno único e os quatro melhores times se classificando às semifinais e depois à grande decisão já foi um sucesso, imagine em 2008, quando haverá duas fases e duas finais, podendo até acontecer uma terceira.

Ao final do primeiro turno, quando todas as equipes se enfrentam, os quatro clubes de melhor campanha avançam. O 1º pega o 4º, enquanto o 2º enfrenta o 3º, em jogos de ida e volta, sendo que os que fizeram mais pontos na fase classificatória jogam o segundo duelo em casa. Todos iniciam as semifinais sem nenhum ponto. Se ao fim dos dois jogos as duas equipes tiverem os mesmos pontos a vaga será decidida na prorrogação, se persistir o empate à decisão vai para as cobranças de pênaltis.

A decisão segue o mesmo critério da fase anterior, e o campeão do primeiro turno estará automaticamente classificado para decidir o título com o vencedor do segundo. No entanto, se o mesmo time vencer os dois, o campeonato acaba com o clube sendo declarado campeão arrastão.

Outra novidade em 2008 é, que, caso um time do interior chegue a alguma final de turno ou da competição, poderá mandar o primeiro jogo em sua cidade, enquanto a segunda partida será na capital. Diferentemente do que aconteceu neste ano com o Icasa.

O Estadual começará no dia 5 de janeiro, com a estréia do Horizonte, que enfrentará o Ceará, no Clenilsão. No dia seguinte, os demais clubes também darão o pontapé inicial.