segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Série C: Bragantino assume liderança do octogonal decisivo

O Nordeste mantém dois times na zona de classificação para a Série B de 2008. ABC-RN e Bahia somam 10 pontos após 5 rodadas no octogonal decisivo e se posicionam na 2ª e 3ª posições respectivamente. Na liderança da competição está o Bragantino, que venceu o lanterninha, Nacional de Patos, que soma apenas 1 ponto até agora, por 1x0 no último domingo, em Bragança Paulista, chegando assim ao total de 11 pontos. Completando a zona de classificação fica o CRAC-GO, com 9 pontos. Atlético-GO, com 7 pontos, Vila Nova-GO, com 4 pontos e o Barras-PI, com 3 pontos, correm por fora.

A próxima rodada, que começa na quarta-feira, com os confrontos entre CRAC-GO x ABC, Nacional de Patos x Atlético-GO e tem como grande atrativo o jogo Bahia x Bragantino, com promessa de um grande público mais uma vez, na Fonte Nova, em Salvador. Na quinta-feira, Vila Nova-GO x Barras-PI, complementam a 6º rodada desta fase final, que promete fortes emoções para os nordestinos, com ABC-RN e Bahia alimentando chances de assumir a liderança da competição.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Série C: Bahia vence e lidera. ABC e Barras tropeçam como mandantes

Parece que não vai faltar emoção para a torcida do Bahia. Muito menos alegrias. Os ventos sopram a favor do time da Boa Terra e ao que parece, em 2008 o time deverá voltar a integrar a Série B.

Ontem, o Tricolor de aço conseguiu uma importante vitória sobre o Vila Nova-GO, 3x2, com o gol decisivo saindo aos 41 minutos do segundo tempo, através de Dudu. O resultado deu a liderança do octogonal ao time nordestino, que agora está isolado com 6 pontos ganhos.

Entre os demais representantes da região, ABC e Barras não conseguiram fazer valer o mando de campo e empataram, ambos em 1x1, diante de Atlético-GO e Bragantino, respectivamente. ABC é o 6º com 1 ponto, ao lado do Barras, mas os piauienses levam desvantagem no saldo de gols.
O Nacional, perdeu para o CRAC, 4x1, e ocupa a lanterna do octogonal decisivo, sendo a única equipe que ainda não pontuou. Esperamos melhor sorte para o representante paraibano....

domingo, 14 de outubro de 2007

Série C: Bahia estréia com vitória diante de sua torcida

Quase 60.000 torcedores compareceram a Fonte Nova para incentivar o Tricolor de Aço em sua estréia diante do CRAC, na fase final da Série C.

O Bahia foi o único representante do Nordeste que somou 3 pontos na rodada e divide a liderança da competição com o Bragantino e dois representantes de Goiás: Vila Nova e Atlético.

A partida foi de fundamental importância para os baianos que conseguiram se classificar de forma dramática e o apoio da torcida vem sendo fundamental para a equipe, que precisa terminar entre os 4 primeiros colocados para assegurar o retorno à Série B, onde foi rebaixado em 2005.

O próximo desafio do Bahia será diante do Vila Nova, no Serra Dourada, dia 18 (quinta-feira). A partida será um bom teste para o Campeão Brasileiro de 1988 em sua luta para resgatar a tradição do time que não vem conseguindo êxito nem nas competições nacionais, como também nas estaduais.

Série A: Empate para os pernambucanos

Dois empates para os times pernambucanos, com o gosto bem destinto para cada um.

O Sport, atualmente ocupando a 7ª posição com 43 pontos(pode cair uma posição dependendo do resultado de Vasco e Botafogo), não passou de um 0x0 diante de sua torcida e diminuiu drasticamente as chances de chegar próximo aos times que lutam pela Libertadores. Com os resultados da rodada, ainda se mantém com uma certa distãncia do risco de rebaixamento.

Já o Náutico conseguiu o que muitos achavam quase impossível. Desfalcado de metade do time e chegando a estar com o placar adverso em 2x0, o Timbu foi buscar o placar no Mineirão através de Acosta, que como prêmio recebeu a injusta expulsão, talvez por ter estragado a festa dos mineiros....quem sabe?

A equipe alvirrubra termina a rodada na 15ª posição, com 40 pontos (2 a mais que o Corinthians, 17º colocado - encabeça a Zona de Rebaixamento - e próximo adversário dos pernambucanos).

Nos próximos desafios, o Sport visitará o Botafogo enquanto que o Náutico recebe o Corinthians em mais dois jogos decisivos no Brasileirão.

Série C: Trio Nordestino se dá mal na abertura do Octogonal

Um sábado para se esquecer. Isso é o que podemos dizer das estréias de ABC, Nacional-PB e Barras, no octogonal final da Série C.

O representante do Rio Grande do Norte saiu derrotado pelo Bragantino, 1x0, em confronto realizado em Bragança Paulista. Dos resultados do dia, foi o mais equilibrado e até se esperava dificuldade diante do representante paulista, tendo o placar sendo considerado normal.

Já nos outros jogos...

O Nacional de Patos sentiu a ausência de sua torcida (por conta da capacidade do estádio, estará mandando os jogos para Campina Grande). No primeiro desafio, diante do Vila Nova-GO, um verdadeiro desastre: derrota por 5x1.

O Barras viajou até Goiânia e diante do Atlético sofreu a segunda goleada do dia, 6x0. Festa dos goianos, tristeza para o futebol nordestino.



BAHIA

Hoje, a equipe do Bahia faz sua estréia diante de sua torcida na fase final do campeonato. Recebe o CRAC, terceiro goiano que participa da reta final. Será a última chance de salvar a pátria dos nordestinos num final de semana para se apagar, na Série C....

Série B: Vitória consolida posição no G-4

Os nordestinos da B se deram bem na rodada e o único resultado adverso foi oriundo do clássico regional entre Santa Cruz x Vitória, onde os baianos acabaram se dando bem diante do tricolor pernambucano.

Na sexta, o Ceará venceu o Remo, 2x1 e alcançou a 8ª posição, com 43 pontos, 5 a menos que o Criciúma (4º colocado). No sábado, o outro representante do estado, o Fortaleza, arrancou um importante empate diante do Ipatinga, no Ipatingão. O Tricolor do Pici terminou a rodada em 7º, também com 43 pontos

CRB foi à Taguatinga e arrancou um ponto diante do Brasiliense. Com o resultado, os alagoanos alcançam a 13º psição, com 39 pontos, mas perigosamente próximo da Zona de Rebaixamento.

No esperado encontro entre Santa Cruz e Vitória, o rubro-negro se deu melhor e saiu do Arruda com uma boa vitória por 3x1. Os baianos chegam aos 50 pontos e assumem a 2ª colocação. Já o Santa Cruz cai para a 14ª posição, com 39 pontos.

Confiram os jogos da próxima rodada (times da região):

- Fortaleza x Vitória;
- Santa Cruz x Gama;
- Marília x CRB;
- São Caetano x Ceará.

sábado, 13 de outubro de 2007

Adeus Série A !

Se gols perdido tivesse validade, o America tinha aplicado uma sonora goleada no Atletico Mineiro.

Logo aos 2 minutos, Souza deixa Geovane na cara do gol e no chute, a bola acertou a trave. Assim foi o primeiro tempo, o America dominou completamente o Galo mineiro que so teve uma chance aos 25 minutos na troca de passes entre Danilinho e Marquinhos. Este último chuta da entra da área e obriga o goleiro Sérvulo, se esticar todo para defender.

O lance mais inusitado da partida aconteceu aos 33 minutos. Wesley Brasília fez linda jogada e tocou na saída do goleiro Juninho. O atacante virou a cara e saiu para comemorar o gol, porém, Thiago Feltri em cima da linha, salvou o gol do América.

No segundo tempo o America continuou na mesma pisada indo pra cima do Galo. Reinaldo e Geovane tiveram chances reais de marcar e tiveram o goleiro Juninho salvando. Na máxima de quem não faz leva, foi dito e feito e aos 37 minutos o juiz viu um penalti absurdo acusando o zagueiro Tony de tocar a bola com a mão mesmo com o jogador no chão e de costas.

Assim foi em todo o campeonato, o America garfado descaradamente, desta vez pelo arbitro pernambucano Emerson Sobral, o mesmo que fez parte do quarteto do jogo do America contra o Sport na Ilha do Retiro onde ocorreu varios incidentes ou melhor assaltos.

Por fim mais uma injusta derrota e apesar de grande parte da torcida não acreditar mais que o clube escapasse do rebaixamento esta derrota rebaixou definitivamente o America para Serie B, de acordo com os matematicos de plantão.


Ficha Técnica

América-RN 0 x 1 Atlético-MG
Local: Machadão, Natal/RN
Árbitro: Emerson Luiz Sobral-PE
Cartões amarelos: Souza, Tony, Lano (América) Leandro Almeida, Thiago Feltri (Atlético)
Cartão vermelho: Souza (América)
Renda: R$ 22.665,00 Público: 2.405 pagantes
Gols: Gérson 37’/2T(penalti)

América-RN:
Sérvulo; Ney Santos (Chiquinho), Rogelio, Carlos Eduardo e Berg; Marquinhos Mossoró, Reinaldo (Lano), Tony e Souza; Geovane e Wesley Brasília (Washington).
Técnico: Paulo Moroni.

Atlético-MG:
Juninho; Gérson, Leandro Almeida, Marcos e Thiago Feltri; Xaves, Bilu, Marquinhos (Eduardo) e Danilinho; Éder Luis (Galvão) e Vanderlei (Marinho).
Técnico: Emerson Leão.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Enquete: Qual o principal desafio do futebol nordestino?

Olá amigos,

O Blog dos Números está dispnibilizando uma enquete (ver coluna no lado direito do Blog), onde chama seus internautas para reflexão sobre qual o ponto principal que o futebol da região tem como desafio. O tema é: "Qual o principal desafio do futebol nordestino?"

Algumas possibilidade foram previamente levantadas, onde queria que todos pudessem opniar e caso mereça um comentário mais elaborado, postar na seção destinada aos comentários deste "post".

Sintam-se à vontade para a sugestão de novos temas e ajude-nos a fazer desse espaço, um ambiente de reflexão e propostas, como de fato foi idealizado, servindo aos seus leitores a informação como contrapartida.

Nordeste se destaca em público nas Séries A, B e C

Por Everardo Torres, do parceiro " O Esporte ao vivo" (adaptada)

Os melhores públicos do Brasileirăo estăo no Nordeste, a regiăo é forte e detém um índice de fidelidade esportiva altíssimo. Em 2003, mesmo rebaixado ao final da série A, o Fortaleza foi obteve a segunda melhor média de público (mais de 25 mil pagantes por jogo) ficando atrás apenas do Cruzeiro.

Este ano o Sport Recife é o segundo colocado em média de público na série A (25.244 torcedores por jogo), atrás apenas do Flamengo(28.219). O Leão pernambucano barro times de massa, como Cruzeiro(22.768), Săo Paulo (22.424) e Botafogo (20.343), que complementam as principais posições da lista. O náutico apresenta uma média de 12.547, enquanto o América-RN, mesmo com a campanha que apresenta levou até o momento 8.567 torcedores por jogo, mais do que Santos, Paraná e Juventude.

Na série B, o Santa Cruz tem média de 27.975, dominando com grande margem de distãncia sobre os demais participantes. Na sequência da lista, outros nordestinos: Vitória (15.416) e Ceará (14.435). Entre os 5 clubes com maior média de público da competição, ainda aparece um quarto representante da região, o Fortaleza, com 11.752 espectadores por jogo. Na lista dos 10 maiores públicos da competição, em todos aparecem nordestinos como mandantes (Santa Cruz, Fortaleza e Ceará)

Na série C, o Bahia dá outro banho, com média de 27.627, disparado frente ao segundo colocado, o Vila Nova-GO (10.142). Outros nordestinos se destacam, como o ABC (3º, com 8.450), Atlético-BA (5º, com 7.641), Poções-BA (6º, com 6.062) e Confiança-SE (8º, com 3.948). Dessa forma são 5 times entre os 8 melhores.

Viva a alegria do futebol....

Parceiros - "O Esporte ao vivo"

Olá amigos,

Gostaria de anunciar o nosso novo parceiro, primeiro fora da "holding Blog dos Números", para esse espaço.

Trata-se do site " O Esporte ao vivo", com um trabalho dedicado ao futebol do Norte-Nordeste, sendo um espaço que vbem a contribuir o complementar o trabalho aqui desenvolvido, disponibilizando aos nosso leitores uma opção de informações mais ampla sobre o futebol de nossa região.

Desejamos sucesso ao parceiro e esperamos que esse trabalho conjunto renda bons frutos!!!!!

Abaixo o link (também já disponibilizado em nossa seção de sites parceiros):

http://www.oesporteaovivo.com/



quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Série B: Por um lugar ao sol

Nesse final de semana teremos o complemento da 30ª rodada da Serie B, onde muitos dos times da região precisam da vitória incondicional para que não terminem como meros coadjuvantes ao final da competição.

Na sexta, o Ceará (11º, com 40 pontos) recebe o Remo no Castelão buscando aproximar-se do G-4. Atualmente, quem ocupa a 4ª posição é o Ipatinga-MG, com 47 pontos. No returno, o alvinegro cearense marcou 15 pontos (11ª melhor campanha). Como mandante, seu aproveitamento é de 64,29% (13º)

No sábado, o Fortaleza visita o Ipatinga. O Tricolor do Pici vem motivado com 4 vitórias consecutivas que o lançaram de volta na briga pela promoção. Com 42 pontos, ocupa a 8ª posição. Vale lembrar que nos dois últimos anos em que participou da Série B (2002 e 2004), o time conseguiu a promoção.

O CRB visita o Brasiliense. Os alagoanos estão próximos da zona de rebaixamento, com 38 pontos, na 14ª posição. No returno, em 10 jogos marcaram apenas 8 pontos (segunda pior campanha do período) e precisam reagir urgentemente para não ficar para trás. Enfrenta um adversário em crise, que além de ter sido goleado pelo Remo (5x1), apresenta uma série de 5 derrotas consecutivas (2 em casa).

Por fim, teremos o clássico regional entre Santa Cruz e Vitória, marcado por um extremo equilíbrio, tanto que, nos encontros ocorridos na Série B, sempre o mandante prevaleceu e cm o placar mínimo (1x0). Para o Vitória, 3º colocado com 47 pontos, o jogo significa a permanência no G-4 (o 5º colocado - Portuguesa - está com 46 pontos). Já o Santa Cruz se apega nas últimas chances matemáticas para atingir a promoção, além de precisar de um triunfo que distanciará o risco de rebaixamento, ainda presente para o time. Jogo com ares de dramaticidade.

Série C: Confiram a abertura do Octogonal

A CBF divulgou a tabela do Octogonal final da Série c e já neste sábado teremos 3 nordestinos em ação, com o Barras enfrentando o Atlético-GO (Serra Dourada), Abc visitando o Bragantino (Marcelo Stefani) e o Nacional de patos recebendo o Vila Nova em Campina Grande.

O jogo entre Bragantino e ABC será de portões fechados. Já a partida do Nacional será realizada no Ernani Sátiro devido a proibição de arquibancadas móveis que seriam colocadas no estádio José Cavalcanti, em patos. O mesmo deve ocorrer com o Barras, que terá que mandar seus jogos para o Albertão, em Teresina.

A partida entre Bahia e CRAC será realizada no Domingo, na Fonte Nova.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Esatduais 2007 - Bahia


Pela 5ª vez em 6 anos, deu Vitória.

A equipe rubro-negra até que teve uma disputa equilibrada com o rival Bahia (não vence um campeonato estadual desde 2001) e ambos terminaram com 50 pontos na primeira fase que previa jogos de ida e volta entre os 12 participantes (22 jogos para cada equipe).

Quando chegou o quadrangular final, logo na primeira rodada, após um emocionante Bahia 5x6 Vitória, o Leão Imperial mostrou que não estava para brincadeira e conquistou o título por antecipação, na penúltima rodada, contando com o tropeço do Bahia diante do Atlético, em plena Fonte Nova, 2x2.

O destaque negativo da competição fica para o rebaixamento do tradicional Catuense, lanterna da competição com apenas 13 pontos marcados e um saldo negativo de 30 gols.

Esse é o 23º título conquistado pelo Vitória, que ainda está bem distante do Tricolor de Aço, o Bahia, com 43 títulos estaduais.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Série C: Nordestinos na briga por vagas

Após a dramática classificação do Bahia, os times nordestinos asseguraram as 4 vagas em disputa contra equipes do Norte do País.

No grupo 25, ABC (13 pontos) e Bahia (10), levaram a melhor sobre o Rio Branco-AC (também 10 pontos, mas com menor número de gols marcados) e Fast-AM (1).

Já no grupo 26, dos 3 nordestinos na briga, dois passaram de fase, com o Barras-PI e Nacional-PB assegurando presença no octogonal final da competição. O Coruripe-AL terminou na 3ª posição (7) e o representante do Norte, Tuna Luso, terminou na lanterna do grupo.

Para a fase final, juntam-se aos nordestinos 3 goianos (Atlético, Vila Nova e CRAC) e um paulista (Bragantino). Juntos, os oito times disputarão 4 vagas de acesso à Série B.

O ABC disputa a Série C pela 8ª vez, chegando duas vezes na 6ª posição, em 1994 (41 times particpantes) e 1995 (108 times). Em outras duas oportunidades chegou em 7º, nos anos de 1988 (43 times) e 2002 (61 times). Em sua última participação, em 2005, terminou em 12º lugar (63 times).

O Barras, é um dos estreantes da competição. Fundado em 2004, o atual vice-campeão piauiense vem sendo uma das sensações do campeonato, liderando os grupos no qual participou nas 3 fases, deixando para trás times mais tradicionais como o Sampaío Corrêa, River, Nacional-AM e Tuna Luso. Nenhum outro dos finalistas conseguiu ser campeão dos grupos nas 3 fases.

O Nacional-PB disputa pela 2ª vez a competição. Em 2005, acabou sendo punido com a perda de 6 pontos, pela utilização de um atleta irregular (Alisson). Com isso, cedeu sua vaga para o América-RN (ainda na 1ª fase), que mais tarde viria a ser promovido. Quem sabe não será uma boa surpresa?

Por fim, o Bahia, Campeão Brasileiro da Série A em 1998. O "Tricolor de Aço" tenta pela segunda vez voltar a Série B, já que ano passado não se deu bem no octogonal, vendo o rival Vitória fazer a festa. Tudo parecia muito bem para o representante baiano, porém, a vaga acabou sendo conquistada de forma dramática. Refeito do susto, o Bahia aparece como o principal candidato para promoção.

domingo, 7 de outubro de 2007

Estaduais 2007 - Alagoas

Essa matéria faz parte da nossa seção de campeões estaduais que estaremos publicando



O campeão Alagoano 2007 foi o Coruripe. É o bicampeonato da equipe que leva o nome de sua cidade.

Podemos dizer inclusive que a equipe "sobrou", tamanha a diferença entre sua campanha e a do Corinthians (segunda melhor campanha geral). O Coruripe somou 64 pontos em 28 jogos, com 20 vitórias e 4 empates. Já o Corinthians anotou 17 pontos a menos.

A fórmula do campeonato foi elaborada na disputa em 2 turnos. O primeiro, denominado Copa Maceió, teve 18 jogos para cada equipe, tendo o Coruripe somado 41 pontos, seguido de Corinthians (34), Murici (28) e Asa (26). Além deles, CRB e Penedense se classificaram para a Copa Alagoas (2º turno), disputado em jogos de ida e volta. Destaque negativo para o CSA, que por pouco não foi rebaixado novamente.

Confirmando o que já havia realizado na etapa inicial, mais uma vez o Coruripe abriu distância de seus demais adversários, terminando 23 pontos, 7 a mais que o CRB (16), time que chegou mais próximo na etapa.

Pelo 5º ano consecutivo, a dupla CRB e CSA não conquista o título, onde abaixo podemos conferir os campeões de 2001 para cá:

2007 - Coruripe;
2006 - Coruripe;
2005 - ASA;
2004 - Corinthians;
2003 - ASA;
2002 - CRB;
2001 - ASA.

Os maiores papões do estado ainda são CSA e CRB:

36 títulos - CSA;
25 - CRB;
5 - ASA;
3 - Capelense;
2 - Coruripe e Santa Cruz;
1 - Alexandria, Barroso, Ferroviário e Corinthians.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

América quebra jejum no Brasileirão

O técnico Paulo Moroni e o América levaram a melhor sobre o ex-técnico Lori Sandri e após 16 jogos e pouco mais de dois meses sem vencer, os potiguares fizeram as pazes com a vitória ao baterem o Paraná na noite desta quinta por 3 a 2 no fechamento da 29ª rodada do Brasileirão.
Os gols da vitória rubra foram marcados por Wesley Brasília (2) e Carlos Eduardo, enquanto Josiel e Adriano descontaram para os paranistas. Com este resultado, o América chegou aos 16 pontos na tabela e comemorou o fato de estar há três jogos sem perder. A situação ainda é complicada, mas o alvirrubro vem mostrando dignidade na reta final da competição.

No jogo de hoje as duas equipes, que ocupam a zona de rebaixamento da competição, começaram o jogo com freio de mão puxado. Somente aos 24 minutos é que se teve o primeiro lance efetivo de gol, quando após cobrança ensaiada de falta Souza bateu bem e obrigou o goleiro Flávio a jogar a bola a escanteio. A boa jogada empolgou os americanos que começaram a chegar com mais freqüencia ao gol do assustado Flávio. Aos 30 minutos, Souza bateu falta venenosa, o goleiro bateu roupa e Carlos Eduardo marcou seu quarto gol na competição, colocando o rubro me vantagem.

Nos cinco minutos finais da etapa inicial, um lance que poderia ter mudado a sorte do jogo. Aos 41 minutos, Reinaldo cabeceou firme, o goleiro Flávio tentou a defesa, mas a bola já havia cruzado a linha de gol. No entanto, o árbitro Paulo César de Oliveira não marcou e mandou o lance seguir, na jogada seguinte, o artilheiro Josiel - 18 gols no campeonato - aproveitou falha da zaga e empatou a partida aos 43 minutos.

Ainda abalado pelo erro do juiz, o América voltou a ser surpreendido no início do segundo tempo. Logo aos seis minutos, Adriano acertou um petardo de fora da área e virou o placar para os paranaenses. O gol sofrido acordou o América e em pelo menos três lances o rubro quase chegou ao empate, primeiro com Souza cobrando falta, depois com Reinaldo de cabeça e por último com Rogélio, que obrigou Flávio a fazer boa defesa.

De tanto insistir, o América acabou sendo premiado com o gol de empate aos 19 minutos. Reinaldo bateu forte, a bola desviou, Flávio bateu roupa e Wesley BRasília, livre, aproveitou rebote para igualar o marcador. O Paraná só voltou a assustar aos 26, quando numa cabeçada forte de Lima Sérvulo fez bela defesa. Aos 33, o árbitro paulista deu a lei da compensação e marcou pênalti inexistente a favor do América. Sem ter nada a ver com isso, Wesley Brasília foi para a cobrança e marcou, recolando o América em vantagem e fazendo vibrar a pequena torcida rubra que compareceu ao Machadão.

Depois disso o América tocou a bola, administrou o placar e comemorou a primeira vitória após mais de 2 meses e 26 jogos. "Tem que ser assim, no sufoco, gol não validado, gol sofrido logo em seguida, viradas, enfim, mas o importante é que a vitória veio para esse grupo que já estava merecendo", disse o craque Souza no final da partida.

AMÉRICA: Sérvulo; Carlos Eduardo, Róbson e Rogélio; Ney Santos (Chiquinho), Tony (Washington), Reinaldo, Souza e Berg; Wesley Brasília (Lano) e Leandro Sena. Técnico: Paulo Moroni
PARANÁ: Flávio; Daniel Marques, Nem (João Paulo) e Luís Henrique; Vandinho, Adriano, Rafael Muçamba, Batista e Adriano Bahia (Everton); Jefferson (Lima) e Josiel. Técnico Lori Sandri
Local: estádio Machadão, em Natal
Juiz: Paulo Cesar Oliveira (SP)
Cartões amarelos: Nem, Adriano (P)
Renda : R$ 28.275,00
Público : 2.400 pagantes

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Derrota para o Rio Branco deixa Bahia apavorado

O Bahia trocou a condição de pré-classificado pela de possível eliminado no domingo passado. A derrota para o Rio Branco-AC freou o ímpeto do octogonal e levantou a hipótese bastante plausível da eliminação precoce nesta Série C do Campeonato Brasileiro. Os números ainda depõem a favor, mas o restante da tabela acusa problemas.

O time enfrenta o ABC-RN, no Estádio Frasqueirão, às 17h de amanhã, ligado no jogo entre Fast Clube-AM e Rio Branco-AC, no interior do Amazonas. É que a folga na classificação desta terceira fase se foi junto com a liderança do Grupo 25 e os acreanos já despontam como real ameaça à segunda posição.

Apenas um ponto separa o tricolor (sete) do Rio Branco (seis) e ninguém acredita que o eliminado Fast vá engrossar a partida para os acreanos, mesmo atuando na cidade de Itacoatiara-AM. Indício disso é que, passadas quatro rodadas, somente o Bahia perdeu pontos para a equipe amazonense. Nesse contexto, vitória ou empate são os únicos resultados interessantes ao time do técnico Arturzinho em Natal.

Outra derrota colocaria o Bahia em situação delicada na rodada de encerramento, contra o Fast, na Fonte Nova, domingo. O clube ainda poderia até alcançar dez pontos, mas ficaria a mercê do ABC, que – previamente classificado com 12 – apenas cumpriria tabela na Arena da Floresta, diante do Rio Branco. Ou seja, somados nove pontos, os acreanos dependeriam de vitória simples para chegar ao octogonal.

O cenário nebuloso acendeu o sinal de alerta pelas bandas de Itinga. De volta a Salvador no final da manhã de ontem, a folga foi abolida e o grupo seguiu direto para o Fazendão. Conversa entre comissão técnica e jogadores a portas fechadas, trabalho regenerativo no final da tarde e concentração. O time ainda treina às 8h de hoje antes da viagem prevista para as 10h55.

Dúvidas

No momento em que os pontos são imprescindíveis, a equipe perde 41% do seu poder de fogo. Responsável por 14 dos 34 gols do Bahia na Série C, Nonato cumpre suspensão pela expulsão nos acréscimos da partida contra o Rio Branco. Um baque para o técnico Arturzinho, agravado pelo fato de que Charles teve vômitos ainda no primeiro tempo, treinou ontem, mas exige cuidados do departamento médico. O calor do Acre também fez o lateral Adilson e o massagista Zé Carlos passarem mal. Moré é o principal candidato ao posto de goleador tricolor.

Amauri corre por fora, como opção a Charles. A grande expectativa é pelo retorno de Emerson Cris e pela possibilidade de aproveitamento do meia-atacante Danilo Gomes. O time será definido no treino de hoje, mas deve ter Márcio; Carlos Alberto, Alison, Eduardo e Adilson; Fausto, Emerson Cris, Preto (Danilo Gomes) e Cléber; Charles e Moré.

(Fonte: Eduardo Rocha, Correio da Bahia)

Texto extraído do site www.nopedaconversa.com.br

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Série B: Santa vence primeira fora e se aproxima do G-4

O Santa Cruz não decepcionou sua torcida no jogo contra o Ituano, venceu por 2x0 e agora já começa a se aproximar de uma das 4 vagas de acesso ao Brasileirão 2008.

Com os resultados da rodada, o Tricolor do Arruda alcança os 38 pontos e mesmo ainda ocupando a 10ª posição na tábua de classificação, reduziu para apenas 4 pontos a distância que o separa da 4ª posição.

E importante mencionar que a equipe pernambuca tem a 3º melhor campanha do returno, com 17 pontos conquistados em 8 jogos, com 70,83% de aproveitamento. A vitória fora de casa foi a 1º conquistada pelo time em 14 jogos na condição de visitante, melhorando o desemnpenho do "Mais Querido", que agora é de 16,67% (4º pior)

O Santa Cruz completou 6 jogos sem conhecer derrota (4 vitórias e 2 empates) e é o único time nas Séries A e B (composto por 40 cubes no total) que ainda não perdeu na condição de "mandante".

Série A: Sport derruba Corinthians no Pacaembu

O Sport não tomou conhecimento do Corinthians e diante da torcida adversária acabou contribuindo ainda mais para a crise do Timão. Com os resutlados o Leão se consolida na Zona da Copa Sul-Americana e alcança os 39 pontos na competição.

Vale lembrar que a distância do Leão para o Santos (4º colocado e na Zona de Classificação para Libertadores) é de apenas 6 pontos e uma boa sequência de resultados pode aproximar novamente a equipe rubro-negra desse objetivo.

O Sport terá 5 encontros em casa (Goiás, Figueirense, São Paulo, Palmeiras e Cruzeiro), onde tem o 5º melhor aproveitamento da competição (28 pontos em 14 jogos, 66,7%), além do segundo melhor ataque, com 31 gols marcados na Ilha do Retiro.

Fora de casa, enfrentará Atlético-MG, Botafogo, Internacional, Atlético-PR e Juventude, onde o primeiro e último dessa lista não conseguiram somar mais do que 50% dos pontos disputados, como mandantes. O aproveitamento do Leão "fora de casa" é de 26,19%

Série A: Náutico aplica goleada histórica

Jogando nos Aflitos, o Náutico deitou e rolou sobre o desnorteado Atlético-PR e aplicou a maior goleada de todos os tempos do clube na Série A, 5x0. Para se ter uma idéia, a última vez que o Náutico igualou essa marca foi há 27 anos atrás, diante do Itabaiana-SE (30-03-80). Antes disso, outra vítima tinha sido o Treze (15-12-77).

O Ataque do Náutico é um dos destaques da competição, sendo o segundo na relação geral da competição, perdendo apenas para o Cruzeiro.

Outra marca história que o alvirrubro obteve foi através de Acosta (ver ao final do tópico). Com 15 gols, o uruguaio é o maior artilheiro de um único campeonato brasileiro (Série A) pelo Timbu.

Com a vitória o Náutico atinge 36 pontos, cria um vantagem (ainda pequena) da Zona de Rebaixamento e começa a entrar na briga pela Sul-Americana.